segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo de caso


A empresa Zap grande produtora de pneus do Triângulo Mineiro, designou à sua gerente Mônica a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal da sua empresa.Os primeiros dados mostravam :1)os funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais tinham grande rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho em relação as demais áreas da empesa.2)O setor de entrega e contato com o cliente intermediário se destaca pelo grande número de pedidos de demissão após 01 ano e 3 meses na empresa.De que forma o processo de recrutamento e seleção pode estar relacionado aos fatores observados?Oque você proporia para melhorar o processo de agregar pessoas?

3 comentários:

  1. O processo de Recrutamento e Seleção pode ter uma ampla correlação com a rotatividade de pessoal das áreas relacionadas com a qualidade,controle,entrega e contato com o cliente.Uma vez que este processo não funciona tão bem,acaba havendo um comprometimento em todos os trabalhos que envolvem pessoal dentro da empresa.Neste caso pode ter havido uma defasagem no processo de seleção,no qual não foram priorizados aspectos de grande relevância para a ocupação de cada cargo,o que resultou em uma alta rotatividade de funcionários na mesma.Seria necessário um maior conhecimento das capacidades técnicas,comportamentais e psicológicas que cada ocupação exigia,para assim contratar pessoas que estejam mais dispostas a se doarem à empresa,fazerem de seu trabalho algo mais valioso e importante.

    ResponderExcluir
  2. Para que o processo de agregar pessoas seja eficaz, é de fundamental importância que o gestor possua um amplo conhecimento acerca das habilidades necessárias para cada cargo a ser ocupado. Pressupõe-se que a alta rotatividade dos funcionários responsáveis pelo controle e qualidade dos produtos finais entre o segundo e sexto mês de trabalho, está ligada a uma seleção inadequada. Para um bom desempenho desta atividade, é necessário que o contratado prefira desempenhar atividades pré-estabelecidas, e que possua habilidades como atenção e minúcia.
    Já no setor de entrega e contato com o cliente intermediário, observa-se pedidos de demissão após um ano e três meses na empresa. Visto que o tempo de permanência na empresa é bem maior que no primeiro setor, os motivos que levam à rotatividade divergem do primeiro caso. As habilidades que deverão estar presentes nesse profissional incluem: facilidade de comunicação, paciência, maleabilidade e cordialidade.

    ResponderExcluir
  3. Como existe um aumento dos pedidos de demissão após um ano e três meses é preciso avaliar o comportamento de fidelização com a própria empresa, no processo de seleção resgatar pessoas que não estejam tão propensas a mudanças,mais estáveis e com maior confiança na empresa.

    ResponderExcluir