sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma reflexão para Gestores

Achei muitíssimo interessante um texto escrito por Bruno Alvarenga, direcionado a gestores.Ele começa seu texto com uma historinha que nos faz repensar o papel de um líder dentro de uma empresa.A história é a seguinte :
"Certa vez numa experiência quatro cegos foram convidados a dizer o que era um elefante depois de apalpar uma das partes do seu corpo. O primeiro apalpou a tromba e disse: um elefante é como uma mangueira de incêndio. O que apalpou a orelha retrucou dizendo: não é nada disso, um elefante é como uma grande folha, plano, porém espesso. Logo o terceiro cego, que havia apalpado uma das pernas mencionou: um elefante não é uma mangueira e nem mesmo uma grande folha, um elefante é como um grande poste de madeira. O quarto cego depois de apalpar a calda disse sorrindo: vocês estão todos enganados, um elefante é como um chicote, fino e com pêlos em sua extremidade. "
Muitos gestores não alcançam sucesso no trabalho em equipe por pensarem igual a esses personagens da historinha.Acreditam que sozinhos são donos da verdade,e sobrepõem seus caprichos individuais fazendo com que a equipe seja um amontoado de pessoas.Se todos os gestores reconhecerem o talento e capacidade de cada um de sua equipe,pode-se ter um trabalho mais significativo e completo,pois cada pessoa é dotada de talentos e capacidades individuais, que somadas ao todo se tornam um conjunto que poderá render muitos frutos.Na historinha,se eles estivessem trabalhado em equipe reconheceriam que um elefante é aquilo tudo que eles sentiram,porém visto de uma forma diferente por cada um!Todos nós podemos contribuir em algum lugar.Basta o líder da equipe reconhecer cada habilidade e alocá-la no lugar certo.Sempre tem a pessoa certa,no lugar certo e no tempo certo !Ser um gestor com grande realização profissional ,é ser um caçador de TALENTOS !
Texto na íntegra disponível em :
http://griootzen.com/index.php?base_principal=base&id_base=37

Nenhum comentário:

Postar um comentário