terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conceito de Treinamento e Desenvolvimento


Muitas vezes, erroneamente, os conceitos de treinamento e desenvolvimento são confundidos ou considerados sinônimos. Porém, existem diferenças entre os processos de desenvolver pessoas. O treinamento pode ser definido como "um meio de desenvolver competências nas pessoas para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornem cada vez mais valiosas", e o desenvolvimento organizacional, "é uma abordagem de mudança organizacional na qual os próprios colaboradores formulam a mudança necessária e a implementam através da assistência de um consultor interno ou externo".(CHIAVENATO, 2010). Em sala de aula, foi desenvolvida uma comparação entre os dois processos:

Desenvolvimento
Longo Prazo
Processo que envolve maior tempo
Menos Operacional
Subjetivo
Continuidade
Resultados Intangíveis

Treinamento
Curto Prazo
Processo que envolve menor tempo
Mais Operacional
Objetivo
Temporalidade / Modular
Resultados Tangíveis

Pode-se dizer que Treinar e Desenvolver são processos contínuos de aprendizagem e mudança de comportamento; são meios de se conseguir colaboradores espertos, ágeis, empreendedores e dispostos a assumir riscos. Dessa maneira, tais processos são investimentos - e não custos - em organizações de sucesso.

Referência: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário