segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Foco no Cliente

Investigar as forças internas, imaginar as oportunidades, inovar para encontrar aspirações e inspirar para conseguir resultados. Essas são as premissas da metodologia SOAR, desenvolvida para planejar o alinhamento da área de recursos humanos às necessidades dos clientes, que foi experimentada pelos congressistas no CONARH na Palestra-Oficina como alinhar RH ao cliente, apresentada por Alcir Miguel Júnior, diretor da Mendes Miguel Consultores.

Analistas, gerentes e diretores de treinamento e gestão de pessoas debateram sobre os princípios da ferramenta, compartilharam experiências vividas em suas organizações e preencheram um quadro com suas propostas focadas em uma posição favorável no mercado. A oficina teve como objetivo a integração, o engajamento e o protagonismo dos executivos de diversos estados brasileiros presentes diante da abordagem apresentada.

Segundo Miguel Jr., que emprega os sistema americano SOAR em diversas empresas desde 1995, um área de RH estratégica é aquela que sabe influenciar os tomadores de decisão na busca por melhores resultados. "Aconselhamos aos executivos sobre a importância de impactar todos os níveis de atuação em um companhia, empenhado-se em criar um ambiente propício à aprendizagem, reflexão e ao diálogo", explicou.

O consultor mostrou, ainda, a relação entre os produtos e serviços oferecidos e os processos e as relações de trabalho. "Parar para trocar idéias pode ser considerado como perca de tempo, porém, esse é o caminho para a inovação e os estímulos, que permitem que as pessoas pensem, compreendam, expressem e sintam que as ações repercutirão em indicadores financeiros a longo prazo", ressaltou.

Isso porque quando os líderes abusam de sua autoridade, não ouvem as sugestões e opiniões de seus subordinados e não toleram erros, estão invibializando a formação de uma cultura propícia ao desenvolvimento de meios inovadores. "Um executivo estratégico sabe co-criar mecanismos para atração e retenção de talentos orientados ao negócio e se atenta às forças dos indiviíuos em descobrir novas possibilidades para o crescimento", afirmou Miguel Jr.

A metodologia baseia-se no reconhecimento das tendências de mercado e de seus impactos para o negócio, provendo os potenciais para garantir a longevidade empresarial. "Para manter o engajamento de todos os colaboradores é necessário que haja o desdobramento da cultura aos diversos níveis, incluindo cada membro nas decisões e nas estratégias corporativas", complementou.

O palestrante destacou o papel do RH em se legitimar perante 0s colaboradores, de tratá-los de forma diferente, porém sustentável, e de utilizar uma linguagem de negócios. "O projeto que implementamos visa o envolvimento de toda a organização e de seus stekaholders para potencializar os pontos fortes de cada um, revisar processos e identificar oportunidades lucrativas existentes no mercado que poderiam ser melhor aproveitadas", finalizou.
Conheça os passos do método SOAR:

-Analisar os aspectos que tornam a organização única e as conquistas obtidas nos últimos dois anos;
-Relacionar oportunidades externas que demandam esforços e formas de transformar desafios preocupantes em empolgantes;
-Mapear como traduzir e desdobrar a visão, os valores e a missão entre os colaboradores para impactar os clientes;
-Definir qual é a imagem que a sua marca deseja ter;
-Mensurar se as ações efetuadas estão tendo êxito e propor novas políticas.

http://revistamelhor.uol.com.br/

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