Este blog tem por objetivo demonstrar a importância da área estratégica Gestão de Pessoas para as organizações, bem como apresentar sua nova roupagem. É um trabalho orientado pela professora Fernanda Machado Freitas e administrado por alunos da disciplina Gestão do Trabalho Humano em Organizações II, do curso Administração da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba.
sábado, 25 de setembro de 2010
Você sabe delegar ?
O teste está disponível em :
http://www.rhportal.com.br/teste007.php
Nesse site são encontrados diversos tipos de testes,que se feitos adequadamente podem ser um instrumento útil para adquirir novos conhecimentos.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Para descontrair!
Se é amigável... é demagogo
Se é retraído... é mascarado
Se adora decisões rápidas... é arbitrário
Se demora nas decisões... é incapaz
Se planeja a longo prazo... é visionário
Se planeja a curto prazo... é quadrado
Se solicita muita verba... é esbanjador
Se não solicita verba... é acanhado
Se procura eliminar a papelada... é racionário
Se segue as normas... é burocrata
Se chega tarde... é aproveitador
Se chega cedo... é ambicioso
Se tudo anda bem... ele não faz falta
Se tudo anda mal... ele não funciona
Se trabalha em equipe... não tem idéias próprias
Se não trabalha em equipe... não confia em ninguém
Se é visto sempre com seu superior... é puxa-saco
Se nunca é visto com seu superior... está de saída
Se delega poderes... não quer nada com o trabalho
Se centraliza tudo em si... não quer dar chance a ninguém!
Disponível em: http://www.rhportal.com.br/cafe/
Dicas para um bom treinamento
O vídeo abaixo expõe quatro dicas para um bom treinamento. De nada adianta realizar um treinamento porque a organização quer treinar seus colaboradores; ele dever ser ministrado para as pessoas corretas e ter um propósito específico. O treinador deve possuir habilidades para atrair a atenção das pessoas executar bem o treinamento. E por fim, deve ser feita uma avaliação para verificar o aprendizado dos colaboradores a partir do objetivo inicial.
Treinamento de valores
Treinamentos através do computador
O papel do RH no treinamento
domingo, 19 de setembro de 2010
A evolução da avaliação
Há duas maneiras de a empresa conseguir as respostas corretas. A primeira é a PESQUISA DE CLIMA, na qual todos os funcionários são convidados a responder se a temperatura na empresa está fervendo, ou se o relacionamento está gelado.
A segunda maneira é uma cerimônia anual, chamada AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Nesse dia, o subordinado senta na frete do chefe e pode dizer tudo o que está pensando. Sobre si mesmo, sobre a empresa e sobre o futuro.
Mas, para que o subordinado consiga se sai bem no dia da avaliação, ele precisa saber dar a resposta certa. E a resposta certa muda conforme o tempo passa. Aqui vai um resumo de como funcionaram as avaliações através dos tempos.
A década de 1970 ficou conhecida como FASE DO LEVANTAMENTO DE EXPECTATIVAS. O funcionário entrava na sala do chefe e o chefe falava:
-Senta aí, Túlio. Algum problema?
E o Túlio sentava e respondia:
-Como assim?
E o chefe encerrava a avaliação:
-Certo. Nenhum problema. Entra o próximo.
A década de 1980 foi a década de VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO. O chefe falava:
-Senta aí, Túlio. Algum problema?
E o Túlio como já sabia a resposta, sentava e dizia alegremente:
-Nenhum problema, chefe!
E o chefe ficava uma arara:
-Como não? Tem problema, sim senhor! Vamos traçar seu perfil psicológico para descobrir qual é.
A década de 1990 foi a FASE DA ÊNFASE NOS RESULTADOS COLETIVOS. O chefe falava:
-Senta aí, Túlio. Algum problema?
E o Túlio, que havia aprendido a lição do ano anterior, sentava e respondia:
-Ah, sim, vários problemas.
E o chefe falava:
-não tem problema, não senhor. Nossa última pesquisa mostrou que 97% dos funcionários estão satisfeitos com a empresa. Se você é um dos 3% que não estão, você tem um problema. Você é um problema.
Finalmente, veio a década de 2000. Do emprego difícil e dos chefes estressados que querem tudo para ontem. É a FASE DO TODO CUIDADO É POUCO. No dia da avaliação anual, o subordinado entre na sala e o chefe diz:
-Quem mandou você sentar, Túlio?
Disponível em: GEHRINGER, Max. Clássicos do Mundo Corporativo.São Paulo: Editora Globo.2008.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Avaliação de desempenho:um caso real
O laboratório Sabin implementou a avaliação de desempenho 360° na empresa buscando garantir o feedback a todos os colaboradores; obter o levantamento das necessidades de treinamento a partir dos resultados da avaliação; medir o desempenho individual para direcionar o desenvolvimento do colaborador e ainda identificar oportunidades de melhoria, e por último, atrelar metas individuais ao programa de participação nos lucros e remuneração variável .O resultado foi impressionante,100% dos trabalhadores estão envolvidos no processo ,que prevê que todos os gestores e subordinados realizem avaliações recíprocas, tracem metas e revejam os pontos de atuação que precisam ser trabalhados.A avaliação resultou em ganhos significativos para a empresa,tais como:o todos participam do processo de forma transparente e têm a oportunidade de desenvolvimento profissional,o que acarreta maior motivação dentro do local de trabalho,maior aproximação de gerentes e subordinados, aumento de
terça-feira, 7 de setembro de 2010
A vez do RH / VOCÊ S/A
O que o mercado busca : atribuições desejáveis para o gestor de RH em cada tipo de empresa:
Empresa familiar se profissionalizando: Neste caso a missão do RH é implantar programas de carreira, remuneração , atração e retenção de talentos, e até afastar membros da família de cargos estratégicos.
Empresa estrangeira no Brasil: O executivo de RH neste caso irá fazer toda a interface entre a legislação trabalhista brasileira e a cultura da empresa estrangeira.
Empresa nacional de médio porte: Neste caso é preciso ter bastante experiência com cargos e salários.
Onde estão os empregos: os segmentos de mercado tem procurado mais os profissionais de RH: Construção civil, Indústria naval , Empresas de telecomunicações .
Conad 2010
GESTÃO DE TALENTOS PESSOAIS :Gerenciando com maestria o que as pessoas possuem de especial e intransferível.
A gestão de pessoas é inevitável para um bom negócio, mas só com o gerenciamento de talentos você extrai o que há de melhor para o mercado de trabalho.
Informações e Inscrições : www.conad.adm.br
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Comunicação é uma das ferramentas para o sucesso
Encontrei um artigo bem interessante relacionado a informação interna dentro das organizações.Quando válidas e inteligentes,elas podem modificar a estrutura de uma empresa,bem como colaborar nos processos decisivos dentro da mesma.No artigo lido,a autora dá dicas sobre como conseguir uma comunicação interna eficiente e que venha colaborar com o sucesso da empresa.Acredito serem dicas de grande importância para nós administradores,uma vez que iremos trabalhar com pessoas. O texto está disponível em :
http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Dicas/6752/como-estimular-a-comunicacao-interna-entre-as-equipes.html
Gerenciar, motivar, aconselhar e aumentar a produtividade de sua equipe de trabalho; Definir e planejar metas profissionais eficazes; Motivar diariamente sua equipe para alcançar objetivos; Delegar tarefas, sabendo suas vantagens e as regras básicas; Aplicar as técnicas de aconselhamento pessoal; Identificar os estágios e as fontes de conflitos em uma empresa; Diminuir e até evitar conflitos em sua equipe e organização; Reter os talentos em sua empresa.
Nova área para atuação do profissional de RH...
Reportagem: Construtoras e Estilo
"Cada vez mais as empresas estão preocupadas com a impressão que seus funcionários passam para o mercado.Entram em cena os consultores de imagem corporativa." Nataly Pugliesi
O consultor de imagem corporativa é o responsável por ajudar as companhias a solucionar questões relativas á identidade visual e ao comportamento de seu pessoal, com a finalidade de transmitir profissionalismo. Não há faculdade de formação específica na área , os profissionais de RH são a maioria nessa nova inserção de mercado que está abrindo muitas portas e oportunidades.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Plano de Treinamento
A segunda etapa deve ser feita para fins de programação do treinamento. A empresa deve seguir basicamente o modelo apresentado abaixo (elaborado em sala de aula pela professora Fernanda) para executá-lo:
________________________________________________________
Empresa:
________________________________________________________
Objetivo:
________________________________________________________
Carga Horária
________________________________________________________
Tema / Tópicos / Método / Recursos / Tempo por Tópico
________________________________________________________