terça-feira, 16 de novembro de 2010

As perguntas mais comuns nos processos de seleção de pessoas


Em uma entrevista ao site administradores.com, especialistas explicam que nas entrevistas de emprego são abordadas questões sobre a formação, comportamento e família. É preciso deixar claro que não existem regras para responder às perguntas; é necessário ter sinceridade, clareza e manter sempre um raciocínio linear. As perguntas mais freqüentes foram apresentadas, são elas:
1. Qual a expectativa futura do profissional? Como ele se vê a médio e longo prazo? Ou quais são os objetivos a curto e médio prazo?
2. Quais as expectativas do profissional com relação à vaga? O que ele deseja da posição oferecida?
3. O que o profissional acha da empresa?
4. Quais foram as realizações do candidato? Ou fale sobre sua experiência profissional?
5. O que o profissional tentou fazer na empresa onde atuou e não deu certo e o que ele tentou e não conseguiu implantar por motivos externos? Ou cite uma experiência memorável na carreira e algum projeto que não deu certo.
6. Qual o tipo de empresa que o candidato gostaria de trabalhar?
7. O que o líder do profissional diria a respeito dele?
8. Se esse profissional tiver subordinados ou colegas, o que eles achariam dele? Ou como era seu relacionamento interpessoal na última empresa?
9. Como é o seu estilo de trabalho?
10. Quais são os pontos positivos que favorecem o trabalho dos profissionais e os negativos que ele pode melhorar e desenvolver o trabalho dele?
11. Por que devemos contratá-lo?

No processo de seleção de pessoas, especialmente em uma entrevista, os profissionais do RH têm a possibilidade de ficar de frente com o candidato, conhecê-lo e identificar se ele preenche as necessidades do cargo. Então, é muito importante que qualquer pessoa se mantenha calma para conseguir se expressar bem e responder com clareza as questões levantadas.

Entrevista na íntegra disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/entrevista-veja-as-dez-perguntas-mais-comuns-nos-processos-de-emprego/35755/

Nenhum comentário:

Postar um comentário