sábado, 20 de novembro de 2010

A mediadora de conflitos- Revista Você S/A, pág. 30, edição de outubro 2010.


Para resolver mal-entendidos ou problemas entre chefes, subordinados e pares, algumas empresas estão recorrendo à figura do mediador de conflitos. Sempre que alguém se indispõe com um colega de trabalho ou chefe, esse profissional, em geral um psicólogo, entra em cena. Na Nasajon Sistemas, empresa de tecnologia do Rio de Janeiro, a psicóloga Sheila Saubermann já conseguiu, por exemplo, eliminas reclamações de baixa remuneração. “Fiz pesquisas de mercado, descobri que as queixas dos funcionários procediam e que a insatisfação só diminuiria com aumentos, o que foi feito”, diz. Veja outras situações comuns e como Sheila contornou a questão.



Num momento, a pressão do mercado aumentou, o volume de trabalho triplicou e os gestores exageram na cobrança.



SOLUÇÃO- uma conversa com os gestores mostrou como os subordinados se sentiam. Isso fez com que os líderes percebessem que estavam extrapolando. A psicóloga propôs que a eles mudanças na forma de cobrar tarefas, sem chamar a atenção de maneira agressiva.



Funcionários reclamam de injustiça, principalmente nas promoções.



SOLUÇÃO- Foram criados critérios de promoção, com a participação dos funcionários na decisão. “Se mesmo assim os critérios forem questionado por alguém, tentamos fazê-lo entender que podem não agradar a todos, mas houve uma discussão e consenso”, diz Sheila.

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