terça-feira, 16 de novembro de 2010

A necessidade de indicadores de desempenho e resultados



É importante medir a contribuição que determinada atividade traz à organização. Para isso, os gestores devem ter indicadores para sua equipe, e sua empresa. Os indicadores são a base para definir metas, mostram o passado da empresa e suas perspectivas de futuro.
Para Paiva (2008), indicadores de resultado e desempenho devem se complementar; veja este exemplo: “Esta relação entre vendas e satisfação do cliente nos mostra que, se o gestor estiver acompanhando somente as vendas (um indicador de RESULTADOS), demorará a ver que há algo errado na empresa, e só perceberá os efeitos quando este indicador cair. Se ele tiver também um indicador de satisfação do cliente (um indicador de DESEMPENHO) perceberá o problema antes da queda das vendas para que possa tomar ações corretivas.”
Desempenhar e implementar um sistema integrando de gestão de pessoas é um desafio. Para garantir que os processos funcionem bem e de maneira integrada, é necessário que eles sejam avaliados e monitorados constantemente. Por essa razão, o planejamento do sistema deve ser baseado em objetivos claros e que possam servir como indicadores para a avaliação dos resultados.

Baseado em Chiavenato (2010) – Gestão de Pessoas e Paiva (2008); disponível em: http://ogerente.com/congestionado/2008/01/19/indicadores_resultados_lag_desempenho_lead/

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