de seu gerente, no qual estava escrito:
PORRA.
No dia seguinte, o funcionário respondeu o e-mail:
FODA-SE.
Retornando ao escritório central, foi imediatamente chamado pelo
gerente, que lhe disse:
- Você não tinha o direito de me responder daquele jeito!
O meu telegrama era simplificado e o significado de PORRA é:
“Por Obséquio Remeter o Relatório Atrasado".
O funcionário argumentou:
- Sei de tudo isso e foi exatamente dentro desse espírito que lhe
respondi FODA-SE, que significa:
”Foi Ontem Despachado, Amanhã Será Entregue“.
Dentro de uma organização a comunicação deve ser clara para não ocorrer ruídos, ambigüidades, e muito menos distorções. Como não existem fórmulas prontas para uma boa comunicação, esse processo deve ser algo interativo e que deve ser cuidado por cada um de nós. Atualmente, vivemos em um mundo competitivo e que nos exige a todo momento, logo, saber comunicar e ouvir pode ser um diferencial para sobreviver nesse novo cenário globalizado. Segue abaixo, dicas que podem nos auxiliar para um melhor desempenho ao nos comunicar:
1. Usar linguagem apropriada e direta (evitando o uso de jargão e termos eruditos quando palavras simples forem suficientes).
2. Fornecer informações tão claras e completas quanto for possível.
3. Usar canais múltiplos para estimular vários sentidos do receptor (audição, visão etc.).
4. Usar comunicação face a face sempre que for possível.
5. Escuta ativa. A chave para essa escuta ativa ou eficaz é à vontade e a capacidade de escutar a mensagem inteira (verbal, simbólica e não-verbal), e responder apropriadamente ao conteúdo e à intenção (sentimentos, emoções etc.) da mensagem. Como administrador, é importante criar situações que ajudem as pessoas a falarem o que realmente querem dizer.
6. Empatia. A escuta ativa exige certa sensibilidade às pessoas com quem estamos tentando nos comunicar. Em sua essência, empatia significa colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço para entendê-la.
7. Reflexão. Uma das formas de se aplicar a escuta ativa é reformular sempre a mensagem que tenha recebido. A chave é refletir sobre o que foi dito sem incluir um julgamento, apenas para testar o seu entendimento da mensagem.
8. Feedback. Como a comunicação eficaz é um processo de troca bidirecional, o uso de feedback é mais uma maneira de se reduzir falhas de comunicação e distorções.
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